APRESENTAÇÃO


Luiz Airton Saavedra de Paiva é médico formado em 1974 pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes-UMC, em São Paulo. Fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia. Ingressou, por concurso público, na carreira de Médico Legista em 1975, fazendo o Curso de Formação Técnico-Profissional de Médico Legista na Academia de Polícia de São Paulo - ACADEPOL. Após um ano trabalhando na área de Tanatologia Forense do Instituto de Medicina Legal de São Paulo, é transferido para o recém-ativado IML de Guarulhos.

Em 1984 obtém Título de Especialista pela Associação Médica Brasileira-AMB.

Inicia carreira de professor universitário em 1985 e, a partir de 1987, torna-se Professor Assistente da Disciplina de Medicina Legal, inicialmente na Faculdade de Direito da Universidade Brás Cubas e posteriormente nos cursos de Direito e de Medicina da UMC.

A partir de 1988 inicia em Guarulhos a realização de perícias em Antropologia Forense, responsabilizando-se por este setor de atividade por mais de vinte anos, tendo realizado centenas de perícias nessa área.

Torna-se responsável por cerca de quinze anos pelo ensino de Medicina Legal no Curso de Direito da Universidade Guarulhos - UnG.

Oficial Médico da Força Aérea Brasileira, após ter sido por muito tempo responsável pelo Centro de Estudos do Hospital de Aeronáutica de São Paulo, comanda o Esquadrão de Saúde da Base Aérea de São Paulo, passando para a reserva em 1995.

Promovido, por merecimento, em 1996 à Medico Legista Classe Especial, atinge o último posto da carreira.

Obtém em 1999 o Título de Mestre e em 2005 o de Doutor, ambos em Ciências, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-USP.

Torna-se Professor de Medicina Legal da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia - FUNDECTO - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia - USP.

Em 2005 recebe o Prêmio Prof. Flamínio Fávero (concedido ao melhor trabalho) no XVI Congresso Brasileiro de Medicina Legal – Recife-PE.

Assume em 2013, como Membro Titular, a Academia Nacional de Medicina Legal, ocupando a Cadeira de Nº 10, que tem como Patrono o Prof. Edson Silveira.

Em Guarulhos, ativou o Centro de Estudos, que em 2014 veio a tornar-se Instituto de Estudo e Pesquisa em Ciências Forenses - IEPCF, onde, como coordenador de um grupo multidisciplinar de colaboradores e pesquisadores, vem desenvolvendo pesquisas nesta área, principalmente em Antropologia Forense, muitas realizadas em parcerias com pesquisadores de instituições como a Faculdade de Odontologia-USP, Faculdade de Odontologia USP-Ribeirão Preto, Centro Universitário São Camilo - CUSC, entre outras.

Torna-se Professor-Doutor de Medicina Legal do Curso de Direito da Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO e Professor Titular de Medicina Legal do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo - CUSC.

Em março de 2011 assumiu a Diretoria do Núcleo de Antropologia do IML de São Paulo.

É membro da Associação Brasileira de Medicina Legal - ABML e da - Asociación Latinoamericana de Antropología Forense- ALAF.

Co-organizador do livro "Identidade Sexual e Transexualidade", é autor de alguns capítulos de livros e de inúmeros artigos científicos em revistas brasileiras e internacionais, tendo sido organizador de dezenas de eventos científicos na área de Medicina Legal e Antropologia Forense.

Além das atividades de ensino e pesquisa presta serviços como assistente técnico para escritórios de advocacia nas áreas Civil e Criminal.
www.000webhost.com